Shavuot significa semanas e é uma das festas do Senhor mencionadas na Torá. A Torá não nos diz muito sobre Shavuot, exceto que ela ocorre sete semanas após a oferta movida, que ocorreu no segundo dia da Festa dos Pães Asmos. O molho da oferta movida foi o primeiro grão da colheita. Eles foram elevados ao céu em uma demonstração de ação de graças pela colheita que virá. A colheita da primavera começaria e duraria sete semanas até. É a partir deste período de sete semanas que Shavuot recebe esse nome. Em grego, é chamado Pentecostes, da palavra grega "penta", que significa cinquenta. Sete semanas são quarenta e nove dias; quando você inclui o dia da oferta movida, são cinquenta dias. Nos tempos bíblicos, as pessoas iam ao templo em Jerusalém e davam o dízimo e as ofertas de sua colheita ao SENHOR.
A tradição nos diz que foi em Shavuot que Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos. Shavuot vem durante os 40 dias que Moisés esteve no Monte Sinai na presença de Deus. Se foi ou não nesse dia que Deus lhe entregou os Dez Mandamentos, as Escrituras não dizem. Na maioria das sinagogas, o livro de Êxodo, incluindo os Dez Mandamentos, é lido em Shavuot. Como o relato bíblico de Rute ocorreu durante a época da colheita, também é habitual que o livro de Rute seja lido durante Shavuot.
A Festa das Semanas, Shavuot, foi um dos três dias santos em que Deus ordenou que os homens de Israel se reunissem diante Dele em Jerusalém. No ano 31 EC, Y'shua foi morto na Páscoa e ressuscitou dentre os mortos na festa da Oferta Movida, oferecendo-se como o primeiro fruto da ressurreição. Em Shavuot daquele ano, os seguidores de Y'shua estavam em Jerusalém conversando com o grande grupo de judeus que se reuniram para o banquete de vários países ao redor de Israel. Deus derramou Seu Espírito sobre os discípulos do Messias e eles começaram a falar nas línguas nativas do povo judeu que havia se reunido das nações vizinhas. Os discípulos compartilharam com o povo a mensagem de um Messias ressuscitado. Como resultado da pregação, 3.000 judeus acreditaram em Y'shua e foram imersos. (Veja o capítulo 2 do livro de Atos na Bíblia)
Assim como Shavuot era um tempo de colheita agrícola, agora também se tornou um tempo de colheita espiritual. Assim como Deus derramou Seu Espírito no aniversário da concessão de Sua lei real, isso nos lembra a promessa que Deus nos deu de que Ele escreveria Suas leis em nossos corações e mentes ao derramar Seu Espírito sobre nós nos últimos dias da história da terra.