A simcha é uma celebração. Então, se você já esteve em um casamento, festa de aniversário, bar mitzvah ou qualquer outra celebração, você já esteve em um simcha. Simcha Torah celebra a leitura da Torá, os escritos de Moisés. O dia depois de Sukkot, a Festa dos Tabernáculos, é Simcha Torah.
Em Simcha Torah, começamos a ler a partir da primeira linha do Torá. A Torá é dividida em porções ou parashot a serem lidas ao longo do ano. Toda semana, uma parasha da Torá é lida até completarmos o ciclo no ano seguinte, no último dia da Festa dos Tabernáculos. Isso é interessante porque a Festa dos Tabernáculos nos lembra o tempo que passamos morando em tendas no deserto depois que cruzamos o Mar Vermelho. Foi durante esse tempo que Moisés escreveu a Torá. A Festa dos Tabernáculos também representa como será nossa vida no céu, que é onde as Sagradas Escrituras encontrarão seu mais rico cumprimento.
Após a leitura da última porção da Torá, ela é lida novamente. É muito bom para nós lermos essas mensagens preciosas de novo e de novo. Ao orarmos para que Deus nos mostre como aplicar os princípios das Escrituras à nossa vida diária, acharemos a leitura viva e refrescante. Eu recomendo muito ler as Escrituras todos os dias por conta própria.
As Escrituras não mencionam a Simcha Torah, nem nos dizem que partes da Torá devem ser lidas a cada semana ou quais partes devem ser lidas. Certamente é bom ler as Escrituras todos os dias ao longo do ano.
A Torá é composta pelos primeiros cinco livros da Bíblia, mas o resto da Bíblia é igualmente importante. Se você não tem uma Bíblia, eu sugiro que consiga uma imediatamente e permita que Adonai lhe fale diretamente da Sua Palavra todos os dias.